segunda-feira, 9 de julho de 2012

Estilhaça-me - Tahereh Mafi

Título: Estilhaça-me
Autor: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 304

Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo - ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar. Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela. Todo dia era escuro e igual para Juliette, até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo. Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos.

Faz algum tempo que li sobre este livro e fiquei louca para lê-lo. Quando li a sinopse logo me interessei mas demorei um pouco a comprar e ler.

Ao começar o livro nos deparamos com a narração de Juliette, ela está presa em uma especie de manicômio  há 264 dias. O motivo? Ela matou um garotinho apenas com seu toque. Os pais dela já não a queriam mais por perto e a entregaram ao Restabelecimento. O Restabelecimento deveria ajudar as pessoas. Juliette nos apresenta um mundo devastado onde água e comidas são pouco, florestas e animais menos ainda. O tal Restabelecimento chegou ao poder dizendo que os ajudariam, não teriam mais que passar fome e outras histórias. Iludiram o povo.
O Restabelecimento prometeu que consertaria as coisas. No entanto, mesmo que a saúde humana tenha encontrado um pouquinho de alivio sob o novo regime, no fim das contas morreram mais pessoas de uma arma carregada que de um estomago vazio. E está ficando pior.
Ela recebe o aviso de que ganhará um companheiro de cela, mas ela não esperava que fosse o seu colega de infância, o único que sempre a defendeu mesmo sem nunca ter falado com ele, Adam Kent. Era o mais próximo que ela teve de um amigo durante seus dezessete anos de vida. Pelo menos até ela matar alguém e ser trancafiada ali.

Tudo muda quando invadem sua cela e os levam dali. Somos apresentados a Warner, o líder de um dos vários distritos que são dominados pelo Restabelecimento. Ele é caracterizado como uma pessoa cruel, que faz de tudo para conseguir o que quer e não sente pena em matar pessoas, na verdade ele gosta de matar e mostrar quem de fato manda. Ele quer usar Juliette, e sua maldição seu dom, como uma arma contra seus inimigos. E descobrimos que Adam é um dos soldados do Restabelecimento.
Sem problema nenhum, foi o que meus pais disseram. Eu tinha 14 anos quando meus pais finalmente se livraram de mim. Quando eles recuaram e me observaram sendo arrastada por conta de um assassinato que eu não sabia que poderia cometer.
Estilhaça-me possui uma boa narrativa, fácil e diferente com seus riscos mostrando os pensamentos que Juliette tenta esconder. Eu esperava bem mais desse livro. Os momentos de ação são poucos mas nos mostram bastante o poder do Restabelecimento. O final foi o que me fez gostar do livro. Senti que virou uma mistura de Jogos Vorazes, sem os jogos, com X-Men, confesso que achei que o Wolverine iria aparecer a qualquer momento.

O triangulo amoroso desse livro é bem diferente dos últimos que tenho lido. Temos a mocinha (Juliette), seu par (Adam) e o outro cara (Warner). Enquanto achei o amor de Juliette e Adam não muito convincente, Warner demonstra ser obcecado por Juliette, querendo a todo custo ter tanto ela quanto seu poder, em suas mãos.

É um bom livro para quem está em busca de um livro "leve" com romance e humanos com poderes. Estou ansiosa pelo próximo.
Obs: Estilhaça-me é o primeiro de uma trilogia.


3 comentários:

Lendo com a Mew disse...

Eu também mal espero pelo próximo volume!

Leilane Freitas disse...

God! Estilhaça-me se tornou a minha paixão! Super ansiosa para 'Destroy me' e 'Unravel me' =D Parabéns pelo blog lindíssimo! =D

Luiz Henrique disse...

Muito bom ^^

Postar um comentário

 
;